E ai pessoal, esse aqui é para salvar aquelas pessoas que atualizaram seu deco e deu problema com travamento em “boot” ou LED verde, vermelho até mesmo e outros.É muito fácil fazer o cabo de recovery serial null db9, para o recovery via rs232 do seu decodificador. Basta seguir o esquema abaixo, que mostra que só usamos a parte que tem 5 conectores assim digamos.
Preste bastante atenção nesta parte:
1 – Se você pegar um cabo serial pronto mesmo que encaixe ele não vai funcionar se não for serial null. (Quanto tentei e não entendia muito bem achei um cabo pronto e não funcionou rsrs) 2 – Apesar de está no esquema informo que deve ser feito um crossover ou seja: cabo cruzado. O conexão de um lado soldada no pino 2, tem que ser soldada no pino 3 da outra ponta. A soldada na 3 tem que ser soldada no pino 2 da outra formando o crossover. A posição 5 de um lado, solda na posição 5 da outra e pronto.
Seu computador ou notebook não tem entrada serial rs232? Aqui a solução:
1 – Em alguns sites da China ou em nosso mercado livre encontramos facilmente cabos usb para rs232. Basta comprar, instalar o driver e pronto:
Como testar seu se seu cabo serial null está funcionado normalmente:
1 – Com o cabo inserido na porta rs232 pegue a outra ponta e faça um “Strap” nos pinos 2 e 3.
2 – Para fazer o “Strap” pode ser usado um clip ou pedaço de fio de rede etc… Como na imagem abaixo:
3 – Vá no gerenciamento de dispositivos, abra as opções do dispositivo do cabo adaptador, configurações da porta e clica em avançado. Veja qual porta “COM” o dispositivo está usando pois, é necessário que o dispositivo e o software utilizado tenha as mesmas configurações de porta “COM”.
4 – Agora baixe o aplicativo Loopback neste link: Baixe Aqui
Basta executar, ver se a porta “Com” corresponde com a do dispositivo e clicar em loopback. Se aparecer o quadrado verde com a palavra “PASS” é sinal que o cabo está transmitindo corretamente. Se aparecer a caixa vermelha com o nome “FAIL” é sinal que pode haver problemas no cabo ou conector do dispositivo utilizado.
Espero que tenham gostado pessoal pois, no meu tempo tive que colher informações de vários locais.
Duvidas frequentes:
Com qual cabo posso fazer o cabo? Cabo de rede ou aqueles que são utilizados para RCA.
Com um cabo serial pronto consigo fazer a restauração do meu deco? Não! É necessário que seja do tipo serial null.
Cabo de VGA (De monitor) também serve? Não! O db9 para rs232 tem 9 pinos e no VGA há vários sendo impossível conectar.
Meu deco tem entrada rs232 p2 o que fazer? Uma das pontas tem que ser p2 para funcionar.
Se preferir veja o vídeo abaixo
sobre esquema de cores e como fazer seu cabo serial null db9:
Vídeo de como testar cabo rs232 no software loopback.exe que disponibilizamos no site:
Curta nossa fanpage em: www.facebook.com.br/servicoti
Acesse também nosso canal no YouTube: Canal Servti