Seu Windows 8 ou 8.1 está com erro de inicialização ou falhas? Antes de formatar tente fazer a reparação automática para tentar resolver sem formatar a máquina.

Se não funcionar, verifique se foi feito algum upgrade e caso não… Tente ver se há algo estranho iniciando junto ao sistema pois, pode ser este o problema ou faz o backup do arquivos e formate se preferir.

Para fazer a reparação automática é preciso acessar o sistema no modo de inicialização avançada, caso consiga acessar o sistema que está com problemas normalmente, siga os passos abaixo:

Se ainda consegue acessar o sistema mesmo com problemas:

01 – Na tela Iniciar do Windows 8, aponte o mouse para o canto superior direito da tela e quando a barra lateral aparecer, clique na opção “Pesquisar”;

win8

02 – No campo  de busca, digite “avançada” (sem as aspas) e aguarde. Quando aparecer, clique na opção “Alterar opções avançadas de inicialização”;


02 – Clique no botão “Reiniciar agora”, como na imagem abaixo;

Acessando a opção Inicialização avançada Do Windows 8 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
03 – Siga os passos abaixo a parte do 07 até o 11:
Se não consegue acessar o sistema:

Mas se não consegue iniciar o sistema normalmente é preciso ter um disco de instalação do Windows 8, para assim então, conseguir acessar o modo de inicialização avançada, siga então os passos abaixo:

04 – Inicialize o computador usando o disco de instalação. Quando aparecer a mensagem “Press any key to boot from CD or DVD..” ou “Pressione qualquer tecla para iniciar a partir do CD ou DVD..”,  pressione qualquer tecla para o sistema iniciar pela mídia de instalação do Windows 8;

05 – Clique no botão “Avançar”;

06 –  Na próxima tela, clique na opção “Reparar o computador”.


07 – Depois que o computador for reiniciado, clique na opção “Solução de problemas”;

08 – Depois clique em “ Opções Avançadas”;


09 – Na tela a seguir, clique em “Reparo automático” ou dependendo de qual disco de instalação você estiver usando “Reparo de inicialização”;

10 – Se aparecer a tela pedindo para escolher o sistema a ser recuperado, clique na opção do Windows 8 ou 8.1 que corresponde ao seu sistema instalado.


11 – Aguarde o procedimento de recuperação. Quando terminar, o computador será reinicializado automaticamente.

Este procedimento, irá analisar as configurações do sistema e tentar corrigir o que estiver de errado nele. Se tudo der certo blz, se não… Se instalou alguns hardware, atualize o driver ou remova-o, se não for este o caso… Verifique as memórias ou Hd e caso não o procedimento não funcione, faça o backup dos seus arquivos e formate sua máquina.

Curta nossa fanpage em: www.facebook.com.br/servicoti

Acesse também nosso canal no YouTube: Canal Servti

PIX/E-mail: [email protected]

Faça um PIX com qualquer valor para no ajudar a manter o Blog

Faça um PIX com qualquer valor para no ajudar a manter o Blog