As redes ad hoc são redes sem fio em que os computadores, celulares, e outros dispositivos interligados comunicam diretamente entre si sem necessidade de um ponto de acesso como um router (roteador).

 Deste modo todos os dispositivos da rede funcionam como se fossem um roteador, encaminhando informações que vêm de dispositivos vizinhos, dessa maneira é possível jogar em rede, compartilhar arquivos, compartilhar impressoras, internet, etc .

Requisitos mínimos para ativar uma rede AD HOC no Sistema Windows 8:

1 – Ter uma placa de rede sem fio (Wi-Fi) ativa e com suporte a virtualização, recurso para criar uma conexão virtual sem fio. Às vezes é preciso atualizar o driver da placa de rede para que este recurso funcione.

2 – Iniciar o prompt de comando como administrador.

3 – Comando para ativar o recurso.

Vamos começar:

1 – Primeiro vamos verificar se a placa de rede tem o recurso para criarmos uma rede AD HOC. Execute o prompt de comando como administrador e execute o comando: netsh wlan show drivers.

 adhoc

2 – Para configurarmos precisamos da o comando: netsh wlan set hostednetwork mode=allow ssid=NomedaRede key=SuaSenha.

 

3 – Neste passo é preciso digitar a linha de comando a seguir para iniciar o serviço e sua rede AdHoc, o comando é: netsh wlan start hostednetwork” depois deste passo o ssid da rede é ativado porém, ainda não vai esta compartilhando internet.

 

4 – Feito isso é preciso compartilhar a conexão ativa com o dispositivo virtual que criamos desta maneira: Abra a central de rede e compartilhamento,

 

Depois clique em alterar as configurações do adaptador.

 

 5 – Agora vamos abrir as propriedades do dispositivo que esta com acesso a internet, em propriedades, clique na aba compartilhamento.

 

Finalizando:

Na aba de compartilhamento dentro das propriedades da placa de rede sem fio devemos marcar a opção: “Permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão desde computador à internet” depois clique em ok e na outra janela clique em ok novamente. Pronto! Agora é só testar, se todos os passos forem seguidos corretamente os dispositivos WI-FI serão capazes de navegar na internet conectando através do notebook em que deseja compartilhar sua conexão.

Curta nossa fanpage em: www.facebook.com.br/servicoti

Acesse também nosso canal no YouTube: Canal Servti

PIX/E-mail: [email protected]

Faça um PIX com qualquer valor para no ajudar a manter o Blog

Faça um PIX com qualquer valor para no ajudar a manter o Blog