Duas maneiras de reiniciar o serviço de DHCP de um servidor Windows. As vezes o serviço de DHCP trava no servidor e os computadores não conseguem pegar IP, causando um problema que pode ser resolvido rapidamente.

Windows Server

Windows Server

Se todas as estações estão com IP beleza, se nenhuma estação ou quase nenhuma pegaram IP, Pode ser o serviço de DHCP ou o Switch que travou. A primeira coisa a se fazer é resetar o Switch devido o servidor demorar um pouco para subir os serviços. Faz isso e pede alguém com o problema reiniciar a máquina, faça um teste para ver se a máquina pegou IP, caso não, vamos reiniciar o serviço de DHCP e pedir para pessoa reiniciar a máquina novamente.

01 – O método mais simples é acessar o servidor -> Digita serviços e aperta enter ou Win + R e digita services.msc e Enter -> Quando aparecer a lista de serviços procura por “Servidor DHCP“, como na imagem abaixo -> Clica com o botão direito do mouse -> Todas as tarefas e clica em Reiniciar. Eu gosto de parar o serviço e depois iniciar, mas fica ao seu critério.

Serviço de Dhcp Windows Server

Serviço de Dhcp Windows Server

02 – O método dois é via linha de comando. Tem pessoas que preferem utilizar linha de comando então, vamos lá. Abra o CMD no servidor e usem os comandos um de cada vez na ordem abaixo;

  • net stop dhcpserver
  • net start dhcpserver
  • net continue dhcpserver

Um comando de cada vez ex: net start dhcpserver apertar Enter, depois o próximo e o outro como na imagem abaixo.

 

Restatar Dhcp Via Linha de Comando

Restartar DHCP Via Linha de Comando

Espero que gostem e obrigado por sua visita.

Curta nossa fanpage em: www.facebook.com.br/servicoti

Acesse também nosso canal no YouTube: Canal Servti

 

PIX/E-mail: [email protected]

Faça um PIX com qualquer valor para no ajudar a manter o Blog

Faça um PIX com qualquer valor para no ajudar a manter o Blog