E esse artigo é destinado para as pessoas que desejam ingressar na área de TI ou para quem pensa em fazer um site ou blog. Vamos ver o significado das siglas dos endereços dos sites que visitamos. Começando com o significado do “www” digitado antes de alguns sites.

Internet

Internet

O famoso www significa: World Wide Web (Teia de alcance mundial). O www é um sistema de hipermídias (áudio, vídeos e outros arquivos), que são interligados e executados através da internet. O termo teia de alcance mundial indica o poder de conectar-se a conteúdos de todos os países desde, que sejam disponibilizados pois, há conteúdos que são proibidos em alguns países mas, com proxy tudo se resolve.

URL significa: Uniform Resource Locator (Localizador Padrão de Recursos). É o endereço virtual que leva a um site, máquina e outros recursos. Uma URL é por exemplo um link para um site “www.site.com” e geralmente as pessoas de TI dizem “Me passa a URL”, que significar (Passar o endereço) e a outra pessoa informa o endereço do site ou outro recurso como foi solicitado.

Http significa: HyperText Transfer Protocol (protocolo de transferência de hipertexto). É o protocolo utilizado para transferências das páginas da internet para o computador cliente. O problema com o protocolo http é a segurança pois, os dados trafegam em textos livres e podem ser interceptados e modificados no caminho de destino da informação. Para que as transferências dos sites funcionem o http necessita dos protocolos TCP e IP para que seja estabelecida a conexão cliente servidor.

Hppts significa: Hyper Text Transfer Protocol Secure (Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro). É a versão mais segura do protocolo HTTP de transferência de dados entre redes de computadores na internet, devido o https realizar encriptação dos dados trafegados.

https

https

O Https é a combinação dos protocolos HTTP e SSL (Secure Sockets Layers) que significa: camada de sockets protegida. O protocolo aparece antes do endereço por exemplo:https://www.servti.com/blog” que indica uma conexão de dados segura entre o cliente e o servidor. O protocolo https é muito utilizado e indispensáveis em sites de vendas, redes sociais, servidores de e-mail e outros… Devido a necessidade da garantir a segurança dos dados fornecidos, para evitar que os dados não sejam capturados durante a transação das informações.

O protocolo https não é totalmente seguro e deve-se sempre ficar atento, utilizar um bom antivírus pois, mesmo um site https pode conter códigos e arquivos maliciosos e pode até mesmo… Pode ser um site falsificado.

Diferença entre http e https

A principal diferença do http par ao https é que o protocolo https, tem uma camada de segurança que é o certificado SSL. Dessa forma o conteúdo torna-se criptografado evitando que terceiros capture seus dados, garantindo a integridade e privacidade dos dados.

Funciona da seguinte forma: O administrador do site cria um par de chaves e faz o registro em uma autoridade certificadora, a mesma emiti um certificado confirmando que aquela é chave publica pertence realmente ao site. Há casos que um representante da empresa vai até à autoridade certificadora com os documentos da empresa, realizar o cadastro dos dados para serem exibidos nos navegadores.

Informações no Certificado

Informações no Certificado

Caso tenha um site ou blog, saiba que o google dar preferências aos que utilizam https. Não que seu site nunca esteja em primeiro lugar mas, imagine que poderia melhorar a segurança e relevância do mesmo caso implementasse um certificado Digital. Nos tempos de hoje, já há autoridade certificadora que oferece o serviço da implementação gratuita e nosso foi feito em: https://www.sslforfree.com/, e o uns dos pontos negativos é que temos que reativar depois de 3 meses de uso mas, pelo menos eles deixar cadastrar um e-mail que vai avisar quando o certificado está prestes a vencer.

Espero que gostem, tentei resumir ao máximo e qualquer duvida deixa nos comentários.

Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/World_Wide_Web

https://www.significados.com.br/https/

https://www.significados.com.br/http/

Curta nossa fanpage em: www.facebook.com.br/servicoti

Acesse também nosso canal no YouTube: Canal Servti

PIX/E-mail: [email protected]

Faça um PIX com qualquer valor para no ajudar a manter o Blog

Faça um PIX com qualquer valor para no ajudar a manter o Blog