Ter um blog significar criar um vinculo ou compromisso com seus visitantes pois, caso você pare de postar, os visitantes fieis que já conhece seu blog, consequentemente param de acessar por não haver nada novo a oferecer aos mesmos.

Conteúdo Web

Conteúdo Web

Algumas pessoas fazem um blog na tentativa de ganhar dinheiro e outras por hobby, outra boa parte menor, pelos os 2 motivos. Independente dos motivos o problema de alguns é à ansiedade pois, não é fácil atrair publico no começo devido ter poucos artigos, devido ainda não serem tão relevantes para o Google e outros buscadores, falta de divulgação e outros. A grande maioria se desanima e deixa de mão, por isso que estou fazendo este artigo para dizer um pouco de como está sendo comigo.

O blog Servti foi feito para alavancar o site que não tinha quase nenhum acesso no ano de 2014, com o CMS Joomla e um template que não tinha me agradado muito, fui escrevendo e até hoje acho um hobby legal. Em 2016 comecei a usar WordPress no mês de junho resolvi mudar do Joomla para WordPress, sendo que o blog estava batendo uns 200 acessos por dia antes de mudar de plataforma… Perdi algum tempo por não consegui importar os artigo do Joomla para WordPress então, tive que copiar um por um pacientemente. Depois da mudança, no primeiro mês, só houve uns 40 acessos, segundo 75, foi melhorando mas, bateu aquela decepção porém, continuei e não desistir, fui fazendo mais artigo e neste ano de 2019 estamos batendo mais de 2000 acessos por dia, isso por que sempre estou escrevendo e compartilhando os artigos.

Começando da Maneira Certa

01 – Primeiro você vai precisar decidir se é só um hobby ou se deseja ganhar dinheiro com o blog. Se for para ganhar dinheiro os especialistas dizem que precisa definir o nicho.

Nicho basicamente é o tema que vai ser utilizado no seu blog. O Servti usa vários nichos da tecnologia da informação devido ser um hobby porém, se fosse para ganhar dinheiro… Seria melhor eu focar em um dos temas como por exemplo: WordPress, que é uma das categorias do blog.

02 – Um dos pontos mais importantes é escolher um nome de domínio e registra-lo exemplo: www.seudominio.com.br. Escolha com cuidado pois, não é possível mudar o nome e caso deseje isso, vai ser necessário comprar outro domínio. Se estiver disposto a se dedicar, não use serviços de blogs automáticos, pois se crescer, pode surgir a necessidade de instalar uma plataforma CMS.

OBS: Com um aplicativo chamado Xampp ou o Wamp Server… Você pode instalar o WordPress e fazer seu blog no PC, depois importar no servidor Web.

03 – Contrate um serviço de hospedagem. No começo pode ser uma hospedagem do tipo compartilhada baratinha, use uma plataforma CMS tipo: WordPress, trabalhe no SEO do seu blog. Sugiro que instale o famoso plugin: Yoast SEO.

Para hospedagem recomendo os serviços da Bravulink pois, até hoje uso e pago R$ 33,00 por semestre e nunca me deixou na mão. Em nosso canal do YouTube tem 2 vídeos aulas ensinando a configurar o blog em WordPress do zero, alguns vídeos na playlist WordPress sobre plugins e outros… Confira: Canal Servti

Link da Playlist do Canal Sobre Tutoriais WordPress & Web: Acesse aqui

04 – Trabalhe a parte do SEO desde de o primeiro artigo pois, eu tive que editar vários artigos, quando descobrir o Yoast SEO, plugin para configuração de SEO. Utilizo a versão grátis e é indispensável para quem usa WordPress.

05 – Com tudo instalado e bonitinho, escolha os plugins para compartilhamentos dos conteúdos em redes sociais, segurança, estatísticas, backup e outros… Veja nossa categoria de WordPress & Web e qualquer coisa deixa um comentário.

06 – Caso deseje implantar um programa ADS ou de Afiliados… Aconselho que antes cadastra-se como parceiro… Que façam alguns artigos, pois a equipe técnica do programa de ADS ou de Aliados, verificam o conteúdo do seu site/blog, fazem uma analise e aprova ou não. Caso tenha pouco conteúdo, seja cópia de outros blogs ou qualquer coisa do tipo, pode não ser aprovado.

Caso tenha apenas 10 ou 20 artigos é quase garantido que não consiga ser aprovado. Aconselho fazer artigos diariamente e quando passar de uns 50 artigos, ai sim faz a tentativa para tentar torna-se um parceiro dessas empresas. Até o momento o Google AdSense que foi o único que gostei.

07 – Instale um certificado SSL em seu blog, isso vai trazer mais segurança e relevância para indexação de conteúdo na busca do google. Neste link https://www.sslforfree.com/… É possível fazer seu certificado grátis:

Tenha em vista que vai ser necessário renovar o certificado em 3 em 3 meses devido ser um serviço grátis, mas pode optar por um certificado pago caso seu projeto cresça.

08 – Não deixe de fazer artigos pelo menos tente fazer uns oito por semana e lembre-se que pode levar até mais de 1 ano para consegui muitos acessos, mas naturalmente ao escrever artigos e compartilha-los nas redes sociais… A quantidade de acessos vão aumentam naturalmente.

09 – Use estratégias para levar seus visitantes a outros artigos para prende-los ao seu blog pois, basta ir colocando links dos conteúdos relacionados. Você pode instalar um plugin que mostra o conteúdo relacionado abaixo dos posts.

10 – Compartilhe o que escreve nas redes sociais sempre que puder e sem medo pois, vai notar que muitas pessoas vão acessar ao verem os links nas redes sociais. Eu particularmente compartilho na Fanpage, Twitter e google +, sempre tenho bons resultados.

11 – Escreva, dedique-se, tenha paciência, que vai dar tudo certo no futuro próximo ou distante pois, as vezes quando é fácil demais não damos muito valor.

E é isso ai pessoal, escrevi um pouco de como foi comigo e listei 11 dicas legais de coisas que errei e acertei e se você segui-las, vai ver que os resultados aparecerão muito mais rápido do que o jeito que fiz. Ficar corrigindo uma coisa ou outra leva muito tempo! Qualquer duvida deixa um comentário e obrigado por sua visita.

Curta nossa fanpage em: www.facebook.com.br/servicoti

Acesse também nosso canal no YouTube: Canal Servti

PIX/E-mail: [email protected]

Faça um PIX com qualquer valor para no ajudar a manter o Blog

Faça um PIX com qualquer valor para no ajudar a manter o Blog