Essa dica é para quem tá tentando listar as redes sem fios salvas no Windows por linha de comando usando “netsh wlan show profiles” e é exibida a mensagem “O Serviço de Configuração Automática sem Fio (wlansvc) não está em execução“.

Prompt de Comando
A mensagem de erro é exibida quando o serviço “Configuração Automática de WLAN”, não está sendo executado e iniciado automaticamente no seu Windows.
A partir do Windows 7 você pode pesquisar por “Serviços”, clica e procurar um serviço com o nome “Configuração Automática de WLAN”, clica com o botão direito e vai em propriedades, em Tipo de Inicialização mude para “Automático”, dar ok. Depois clique no com o botão direito em cima do serviço “Configuração Automática de WLAN” e escolha a opção iniciar.

Iniciando Serviço
Ao mudar o tipo de inicialização para automático o mesmo sempre vai ser executado quando o Windows iniciar.
Outro jeito de chegar até as configurações de serviços é indo em: Painel de Controle\Todos os Itens do Painel de Controle\Ferramentas Administrativas\Serviços.
Para iniciar o serviço manualmente via linha de comando… Abra o prompt como administrador e digite o comando: “net start Wlansvc“, como na imagem abaixo;

net start Wlansvc
É isso ai pessoal, espero que gostem e resolva esse pequeno problema da mensagem de erro ser exibida ao invés da lista de redes sem fios. Obrigado por sua visita e qualquer coisa… Deixa ai nos comentários.
Olá, boa tarde. Quando eu tento inciar o serviço aparece a seguinte mensagem de erro: Erro de sistema.
Erro de sistema 126.
Não foi possível encontrar o módulo especificado.
Como resolvo?
Veja se o mesmo encontra-se na lista de serviços como na imagem abaixo deste texto no post: A partir do Windows 7 você pode pesquisar por “Serviços”, clica e procurar um serviço com o nome “Configuração Automática de WLAN”, clica com o botão direito e vai em propriedades, em Tipo de Inicialização mude para “Automático”, dar ok. Depois clique no com o botão direito em cima do serviço “Configuração Automática de WLAN” e escolha a opção iniciar. Se não estiver listado… Tente fazer isso: https://www.servti.com/blog/2016/06/17/como-corrigir-problemas-de-hd-com-chkdsk-e-sistema-com-sfc-scannow-do-windows/
Olá,nossa
Quando tento fazer isso, dá tela azul e reinicia.
Será que a placa wireless foi pra o espaço?
Abraços.
Olá Renata,
Você pode tentar fazer um pendrive de boote do Ubuntu e executar o modo live que executa ele sem precisar instalar e ver se a rede sem fio funciona normalmente. Qual a versão do seu Windows?
Olá quando eu vou ativar o serviço WLAN ele diz a seguinte menssagem ” Erro 1075: O serviço de dependencia nao existe ou foi marcado para ser excluido” o dispositivo wifi no notebook nao ativa fica com o X e o bluetooth nao consegue encontrar outros dispositivos proximos vc poderia me ajudar nisso
Infelizmente não sei como ajudar, mas agradeço por sua visita e comentário.