Eu sei que há vários artigos na internet sobre esse tópico porém, não sou especialista em som, mas estou aprendendo bastante na prática… Não que a teoria não seja importante, mas digo no sentido que as vezes os especialistas escrevem de uma forma que você não consegue entender tão bem.

Microfones

Microfones

É muito importante saber os tipos e as diferenças entre microfones para acerta na compra. Os mais usados e conhecidos são os dinâmicos e os condensadores. Vou falar somente sobre esses dois, devido eu ter os dois tipos, ter testado, e gravado com os 2.

Minha Experiência 

Eu gravo vídeos para o YouTube, utilizei os microfones “Condensadores da China”, que na verdade não são condensadores de verdade, tem o formato e funciona com cabo P2 e não possuem muita qualidade. Um colega que trabalha com som disse para comprar um Shure SM58, porém é muito caro, então comprei um MXT M58 para testes e se saiu absurdamente melhor que os da China.

Ao conversar com uma colega, descobri que havia as famosas interfaces de som e logo comprei uma Mtrack 2×2 que funcionou muito bem com este microfone da MXT. A fim de um resultado ainda melhor, comprei um microfone condensador da audio-techinica modelo: AT2020, que é bem famoso e vocês podem conferir no fim do artigo os vídeos gravados com os 2 microfones.

OBS: Eu sofro com um pouco de ruído externo devido não ter uma boa isolação, nem forro mas, mesmo assim… Consegui ótimos resultados e até melhor que alguns especialistas que gravam vídeos.

Sobre Minhas Gravações Atuais

A qualidade que vocês vão ouvir nos vídeos de exemplo abaixo, são devido eu gravar com uma interface de áudio ou seja, eu não faço gravações direto na placa de áudio do notebook ou PC. As gravações agora estão sendo feitas em uma interface M-audio Mtrack 2 x 2 e por isso, obtive este ótimo resultado.

Microfone Dinâmico

É o tipo de microfone que é utilizado em palcos de shows, são resistentes, aguentam quedas, diferente dos condensadores que são bem sensíveis. O bom dos microfones dinâmicos é que eles captam menos sonoridades de fora, ou seja, dão menos microfonia e até pode se gritar nos mesmos em um show por exemplo. Os modelos mais encontrados nos shows são da marca “Shure”, modelos 57M e 58M, Custam a partir dos R$: 900,00 porém, são profissionais. Estou utilizando um similar da MXT modelo: M58, que custou R$ 60,00 Com frete grátis no ML. O vídeo abaixo foi gravado com ele junto a interface M-Track e cabo balanceado Canon;

Microfone Dinâmico

Microfone Dinâmico

Para gravações em lugares com muito ruído pode ser melhor que o condensador, pois os microfones condensadores são mais sensíveis e captam o áudio com mais clareza e amplitude e consequentemente, também vai captar mais ruídos externos.

Microfones Condensadores

OBS: Se seu ambiente não tem ruído… O uso do microfone condensador pode lhe oferecer uma qualidade muito superior que os dinâmicos.

São microfones frágeis que devem ser transportados e guardados com cuidado, tem maior clareza na hora da gravação comparado aos dinâmicos e para utiliza-lo é necessário ter o Phantom Power (Alimentação fantasma) na interface ou mesa de som para alimenta-los se não, ele não funciona. Eu comprei um “Audio-Technica AT2020“, bastante utilizado pelo bom preço e ótima qualidade;

Microfone Condensador

Microfone Condensador

PS: Se seu ambiente sofrer com ruído… Pode ser que um microfone dinâmico seja melhor para suas gravações. Caso tenha grana para isolar o local, faça, pois compensa e muito devido os microfones condensadores captarem as baixas e altas frequências. Vejam o vídeo abaixo;

Microfone Dinâmico MXT M-58 x Microfone Condensador AT2020

Conclusão Sobre Minhas Gravações

Acreditem se quiser, o microfone dinâmico MXT M-58, alcançou um resultado melhor por não captar tanto ruído. O AT 2020 vou utilizar somente para áudios onde não posso falar de perto e vou ter que remover o ruído em algum software de edição tal como reaper ou goldwave.

Se quiser saber como obtive gravações tão boas… Clique aqui e veja este artigo “Como Fazer Gravações de Áudio Com Qualidade de Estúdio no Notebook“. Neste artigo listo tudo que estou utilizando, os gastos, como paguei e muito mais…

Espero que goste e caso tenha algo à acrescentar ou alguma duvida, deixa nos comentários.

Obrigado por sua visita.

Curta nossa fanpage em: www.facebook.com.br/servicoti

Acesse também nosso canal no YouTube: Canal Servti

PIX/E-mail: [email protected]

Faça um PIX com qualquer valor para no ajudar a manter o Blog

Faça um PIX com qualquer valor para no ajudar a manter o Blog