Os registros A e CNAME são as duas formas comuns de configurar o nome de host para um endereços IP. Eu por exemplo utilizo um ponteiro A-Record, para direcionar o domínio para o IP da hospedagem, que é o local onde os arquivos do blog estão armazenados na internet.
O registro do tipo A aponta o nome a um número de IP específico. Usando o exemplo de configuração do meu blog, apontei no servidor de DNS o ponteiro A para o IP da minha hospedagem e com isso… Ao digitar servti.com no navegador, o mesmo conecta-se no IP válido do host da hospedagem, assim trazendo os arquivos a amostra no browser.
Exemplo de configuração de ponteiro DNS do tipo A-Record e CNAME
Configurando A-Record e CNAME Para WWW
TIPO HOST DADOS
A servti.com 192.222.222.1
CNAME www.servti.com servti.com.Na configuração acima, o ponteiro A está direcionado para o host servti.com para o IP da hospedagem sem o www.
O ponteiro do tipo CNAME, aponta www.servti.com para servti.com. Assim ele resolve o www.servti.com.
PS: Sem o CNAME WWW apontando para o domínio… Quando digitar www.servti.com, ele não resolve e dar erro.
Configurando CNAME
O registro do tipo CNAME, aponta um nome para outro domínio, ao invés de um IP, como um ponteiro do tipo A. Veja o exemplo acima na segunda linha e neste abaixo:
TIPO HOST DADOS CNAME www.servti.com servti.com. CNAME sub.dominio.com. novodominio.com
Só para reforçar! Um ponteiro do tipo A-Record, aponta para um IP que é fornecido por seu servidor de hospedagem. Um ponteiro do tipo CNAME, aponta um subdomínio para um domínio. Bem simples não?
PS: Ao configurar as zonas de DNS, pode demorar até 24h para ser replicado para o mundo. Geralmente não leva tanto tempo mas, pode ser que aconteça e caso deseje consultar… Acesse este post, onde mostro um sistema web para consultar o status da replicação do DNS pelo mundo.
Espero que tenha entendido bem a diferença dos ponteiros do tipo “A e CNAME”. Qualquer duvida… Deixa aquele velho comentário.