Neste post, vou escrever o básico sobre cabo balanceado e não balanceado. O cabo balanceado faz uma diferença incrível na hora da reprodução e gravação e pude ver isso na prática junto a minha interface de áudio.
Cabo Não Balanceado
O cabo não balanceado é composto de 2 fios e é passível a ruídos devido a corrente elétrica ou algum outro fator que cause interferência. Como a captação sinal do microfone é pequeno, até um ruído mínimo pode interferir facilmente neste tipo de cabo.
Cabo Balanceado
O cabo balanceado é composto de três fios condutores sendo, dois de sinais e um terra. No sistema balanceado, um dos fios condutores vai carregar o sinal positivo e o outro o mesmo sinal mas, sendo negativo. Quando o sinal chega no aparelho, um dos sinais é invertido, transformando os dois sinais positivos ou dois sinais negativos. Os dois sinais iguais, proporciona um ganho e por este motivo o cabo balanceado apresenta o som mais alto e com menos ruídos que de um cabo não balanceado.
O cabo balanceado usa o principio de “cancelamento de fase”, assim a fase de um sinal será invertido no receptor da linha de forma que os sinais de áudio desejados fiquem na mesma fase enquanto que o ruído ficará com uma fase invertida com objetivo de ser anulado.
Todo Cabo P10 Não é Balanceado?
Não! Existem cabos P10 balanceados e da mesma forma do XLR compostos por três fios ao invés de dois.
Uso um cabo balanceado com minha interface M-Track e posso dizer que é muito bom. Depois vou tentar fazer um vídeo para demonstrar a diferença entre um cabo e outro.