A Cloudflare é uma empresa dos EUA que fornece serviços de rede que aumenta o desempenho de sites, através de CDN global e outros recursos de otimizações para sites. A empresa também conta com sistemas de proteções contra ataques DDOS e oferece o SSL que promete uma camada mais de segurança para site e seus visitantes.

Dicas e Ferramentas Para Sites

Dicas e Ferramentas Para Sites

Vale Apena Usar Cloudflare?: https://www.servti.com/blog/2019/07/26/vale-apena-usar-cloudflare/

Ao utilizar Cloudflare o conteúdo do seu site vai ser copiado e espalhado entre os servidores da empresa espalhados pelo o mundo, fazendo com que ele seja exibido até quando seu servidor de hospedagem esteja fora do ar. Quando o visitante de outro país por exemplo vai acessar o seu site, a rede faz uma consulta no servidor mais próximo do país do visitante para entregar o conteúdo mais rapidamente.

Exemplo: Se seu site está hospedado em um servidor no Brasil e um visitante estiver nos EUA, a Cloudflare vai detectar a região e entregar a maior parte ou todo conteúdo direto do servidor deles nos EUA, assim diminuindo o tempo de espera e com a vantagem de utilizar os serviços de proteção oferecidos por a empresa.

Falando um pouco mais sobre a Cloudflare, ao configura-lo, todas as visitas no seu site vão passar primeiramente pelo Cloudflare antes de realizar a consulta no seu servidor. Dessa forma o conteúdo do seu site é otimizado e boa parte dele é entregue por servidores da Cloudflare, através de cache reduzindo o tempo do carregamento das páginas e reduzindo drasticamente os recursos do seu servidor de hospedagem como na imagem abaixo;

Dados de Trafego Diario de Dados do SDados de Trafego Diário de Dados do Servtiervti

Dados de Trafego Diário de Dados do Servti

Notem acima que no dia treze antes de configurar o Cloudflare, foi consumido 2,26 GB de transferências de dados entrem o servidor de hospedagem e os visitantes do blog Servti. Lembro que configurei o Cloudflare uma da manhã do dia quatorze e notem que a partir daí meu servidor só consumiu 675,52 MB neste dia e esse número foi diminuindo a medida que os servidores da Cloudflare realizavam as cópias dos arquivos do blog para seus servidores.

Quando vi esses dados, fiquei me perguntando porque já não havia utilizado os serviços da Cloudflare antes, já que eu já havia lido sobre os serviços e seu benefícios. Eu literalmente não dei importância porque achei que só os assinantes pagos teriam benefícios reais, mas me enganei e agora livrei muita carga do servidor de hospedagem que pago, que é barato e posso até postergar uma hospedagem com mais desempenho por enquanto.

A configuração é muito fácil, pode ser feita em até 5 minutos e meu site não ficou fora do ar como pensei que iria ficar! Realizei as configurações e verifiquei se o DNS havia sido propagado pelo mundo e em menos de um minuto já estava todo replicado.

Como Verificar Replicação de DNS no WhatsMyDNS: https://www.servti.com/blog/2018/01/03/como-verificar-replicacao-de-dns-no-whatsmydns/

WhatsMyDns

Falando um pouco sobre segurança a Cloudflare faz um filtro entre os visitantes, bots abusivos e atacantes de sites, assim torna seu site muito mais seguro.  O CDN permite apenas acesso aos visitantes e bots de indexação, resultando na diminuição de consumo dos recursos do seu servidor, disponibiliza um pacote de segurança que inclui certificado SSL que oferece uma camada a mais de segurança para seu site.

A Cloudflare oferece muitos serviços pagos e se grátis já é bom, imagino como deve melhorar tendo uma assinatura paga que no momento não posso pagar! Um dos benefícios de ter um site que carregue com mais velocidade e tenha um certificado digital é que melhora o ranqueamento no Google e outros buscadores.

Para quem não tem condições de ter uma assinatura, pode utilizar os serviços do Cloudflare que vai sentir uma diferença pelo menos no consumo de recurso dos servidores.

Obrigado por sua visita.

Curta nossa fanpage em: www.facebook.com.br/servicoti

Acesse também nosso canal no YouTube: Canal Servti

PIX/E-mail: [email protected]

Faça um PIX com qualquer valor para no ajudar a manter o Blog

Faça um PIX com qualquer valor para no ajudar a manter o Blog