Muitas pessoas, já sofreram com aquela surpresa desagradável na inicialização do sistema operacional do computador apresentar tela preta, tela azul ou ficar travado na logomarca do Windows sem inicializar o sistema não é mesmo?”

Para nós profissionais da área e um problema comum e quase sempre é resolvido depois de fazermos um check disk com o comando “chkdsk” ferramenta nativa do próprio Windows. Sempre utilizo um DVD de instalação do Windows ou um pendrive bootável para fazer o check disk, mesmo que a versão do sistema instalado na máquina seja Windows XP não influência na verificação do disco (Fica a dica para quem não sabia).

1 – Insira o DVD de instalação ou pen drive do Windows 7 e faça o boot.

chkdsk

2 – Escolha opção “Reparar Computador“.

 chkdsk

3 – No menu como na imagem abaixo, clique em seguinte e espere até o Windows informar que não consegue recuperar o sistema, em seguida clique no menu das opções avançadas de recuperação de sistema:

chkdsk

4 – Clique em abrir uma linha de comandos:

chkdsk

5 – Ao abrir o prompt de comando devemos identificar a unidade que contém o sistema operacional pois, ele mostra a unidade do DVD por padrão X: como na imagem:

cmd

6 – Exemplo de como identificar a unidade de disco que contém o sistema operacional: digita no prompt de comando “c:” sem aspas e aperta enter depois dar o comando “dir” sem aspas e ver se há a pasta Windows, caso não seja a unidade que contém a pasta Windows tente até achar D:, E:, sempre usando “dir” para lista. Quando achar a unidade correta digita o comando como na imagem abaixo chkdsk /f /r /x e aperta enter.

chkdsk /f /r /x

Este procedimento demora e não deve ser interrompido! Caso este procedimento trave é provável que seu HD esteja com problema e deve ser substituído.

Comando sfc /scannow do Windows

O Verificador de Arquivos de Sistema é um utilitário do Windows que verifica arquivos de sistema corrompidos e tenta restaurar esses arquivos. Para utilizar este comando o usuário deve ser administrador da máquina! De preferência acesse o sistema em modo de segurança pressionando a tecla “F8” várias vezes, assim que ver a primeira tela ao ligar o computador. Caso seja usuário padrão deve ser aberto uma janela do prompt de comando com o usuário e senha de administrador da máquina ou domínio.

Para executar o processo basta seguir o caminho abaixo:

Iniciar > Executar > Digite > CMD e rode o comando sfc /scannow e pressione [Enter]. Aguarde o processo…

scannow

Esse tutorial só vai funcionar em HDs que não estejam completamente danificados, pois as vezes o comando isola as trilhas ruins porém, pode ser que o HD esteja tão danificado que o mesmo trava em uma porcentagem e não avança para o termino do escaneamento. Caso ocorra o travamento, substitua o HD, pois o problema esta nele.

Curta nossa fanpage em: www.facebook.com.br/servicoti

Acesse também nosso canal no YouTube: Canal Servti