Alguns devem se perguntar qual a necessidade de saber quais portas que estão liberadas no modem/roteador, não sabendo que na verdade é uma coisa muito importante. Vou dar um exemplo: digamos que colocou um DVR e algumas câmeras em sua residência, consegue fazer o acesso dentro da rede interna, mas não consegue ou nem sabia, que é possível acessar o DVR de fora da sua residência. Nos DVRs há um serviço chamado DDNS que pode ser configurado, porém utilizando uma porta de serviço por exemplo: 8080 ou 3777, que pode não funcionar devido as portas estarem bloqueadas para o acesso externo (Fora de sua rede).

Há algumas ferramentas on-line que se encarregam de verificar as portas liberadas para acesso externo. A ferramenta que vou lhes apresentar informa até seu IP público, assim como o www.meuip.com.br e informações de algumas das portas mais consultadas e serviços que rodam sobre essas portas.

Essa dica é útil para verificar as portas abertas no modem/roteador para o alcance do serviço através do IP publico (WAN).

1 – Acesse: http://www.yougetsignal.com/ e clique na opção destacada de vermelho.

OBS: Note que há várias outras opções interessantes disponíveis para uso.

yougetsinal


2 – Note que o site informa seu IP externo, insira o IP e número da porta que deseja verificar e clique em “Check” e visualize se está liberada ou não.

yougetsinal

Esse tutorial é bom para quem precisa acessar algum serviço de fora da rede e não sabe se a porta já está aberta ou não no roteador.

Qualquer coisa deixa um comentário e obrigado por sua visita.

Curta nossa fanpage em: www.facebook.com.br/servicoti

Acesse também nosso canal no YouTube: Canal Servti