O Que é a Função Upnp em Roteadores? Para Que Serve + Exemplo

UPnP (Universal Plug and Play) é um conjunto de protocolos de controle de dispositivos, baseados em padrões abertos de comunicação baseados na Internet.

A função de UPnP vem do conceito “ligar e usar”. Todos os aparelhos que tenha a função e estejam conectados a um modem/roteador, com UPnP ativo teoricamente vão se conectar de forma transparente sem necessidade de configuração adicional ou liberação de porta(s) para estabelecer conexões entre eles.


O UPnP permitir a integração de redes de proximidades, além de controle e transferência de dados entre dispositivos em redes.

Exemplo: No PlayStation há como habilitar/desabilitar a função UPnP. Caso habilite, seu modem/roteador deve ter a função “UPnP” e estar ativa… Se a função UPnP do PlayStation estiver ativa e no seu roteador não estiver, pode ser que seu modem/roteador não consiga conectar aos servidores, devido as portas estarem fechadas por padrão. Dessa forma, é necessário liberar os IPs e portas manualmente, para que funcione.

O bom do protocolo quando ativo em todos os dispositivos e servidores, a conexão é feita de forma automática sem a preocupação ou necessidade de liberar IPs, portas ou fazer redirecionamento no modem ou roteador.

Se o roteador não tem a função UPnP e estiver com problemas, você pode liberar todas as portas do seu modem/roteador, manualmente para que o mesmo funcione corretamente porém, isso apresenta riscos a sua rede, já que as portas ficarão abertas. Caso saiba os IPS e portas é possível fazer um direcionamento manual que é mais seguro do que ficar com todas as portas do dispositivo abertas.

No exemplo abaixo, considerando que as portas ou grande maioria delas estejam fechadas por padrão… Caso seu roteador tenha a função “UPnP” e esteja ativa, a conexão é feita devido o protocolo está tanto de um lado como no outro caso contrário não é possível conectar-se de maneira automática;

Considerando Qua as Portas do Seu Roteador Venham Fechadas

Considerando Que as Portas do Seu Roteador Estejam Fechadas

Ao desativar o UPnP Minha Conexão Melhorou

Alguns visitantes do blog informaram que ao desativar o UPnP, fez com que a conexão do PlayStation melhorasse. Isso pode ocorrer devido o modem já estar com a função ativa ou com as portas já liberadas então, não custa tentar desabilitar o UPnP e fazer um teste para quem está com problemas. Há muitas pessoas que além de um modem, usam também um roteador ou compartilha internet e nestes casos, Realmente pode ocorrer este tipo de problema.

Espero que tenham entendido, pode parecer complicado mas, não é!

Vejam nossos outros artigos e se puder compartilhar agradeço.

Curta nossa fanpage em: www.facebook.com.br/servicoti

Acesse também nosso canal no YouTube: Canal Servti

17 Comments

  1. Amigo, sua explicação é horrível! Não entendi nada.. Voce entendeu algo do que copio e colou?

    • Cristiano Silva

      30 de setembro de 2017 at 21:19

      Oi amigo… Seu comentário me fez rir um pouco aqui obrigado por isso… Olha só! Se você tem um roteador sem upnp ativo e vai utilizar por exemplo os servidores do playstation para jogar on-line e seu roteador está com as portas fechadas de fábrica… Você só consegue se conectar aos servidores do playstation se inserir o ip e porta dos servidores manualmente para consegui utilizar o serviço on line porém, os servidores possuem upnp e se o roteador tem o upnp e está ativo… Ele faz a conexão de forma automática. Espero que tenha entendido dessa vez!

      • Cara, use pontuação. De verdade. Não dá pra entender o que você escreve, pq parece que vc sai atropelando as sentenças e fica tudo desorganizado. Não use as reticências assim e use vírgulas 😀 abraço

    • Cristiano Silva

      4 de outubro de 2017 at 15:31

      Amigo… Eu fiz uma revisão aqui e realmente estava confusa rsrsrsrs. Dava para entender mas, não sei o que aconteceu que tava tudo misturado. Veja agora e vou ver se faço 2 imagens para exemplificar melhor. Obg por sua visita e espero que volte!

  2. Deu pra entender de boa, relaxa.

    • Cristiano Silva

      26 de dezembro de 2017 at 09:39

      Vlw amigo. O colega comentou porque realmente antes não sei porque estava tudo embolado rsrsrs. Talvez na hora de salvar a ultima revisão deu erro ou algo do tipo… Em fim, fico feliz que deu para entender! Obrigado por sua visita e até a próxima.

  3. No caso do playstation, haviam jogos que estavam travando demais, dai desabilitei o UPNP e o jogos melhoraram bastante, sabe me explicar pq a desabilitação da função melhorou o jogo on-line ?

    • Cristiano Silva

      19 de fevereiro de 2018 at 15:23

      Pode ser várias coisas. Modelo do roteador, operadora, firewall do roteador habilitado etc… Você abriu todas as portas na dmz?

  4. Ola cris boa tarde. Mano estou c um problema com one. Quando ativo o upnp no roteador da a mensagem de doble nat. E fica dano nat nao configurado. Ai quando desativo o upnp nao consigo tirar de nat rígido ou estrito. Tem alguma dica p mim? Rot intelbras n150

    • Cristiano Silva

      11 de março de 2018 at 00:43

      Nem tenho mas, se der para dar um reset nele e reconfigurar pra ver… É bom. Obrigado por sua visita e até a próxima.

  5. Me desculpe, mas eu não consigo encontrar um termo mais brando do que “péssima” para qualificar essa explicação sobre UPnP. Ver um “profissional” fazer esse tipo de conteúdo sem qualquer respaldo técnico, numa gramática horrorosa e num português extremamente mal escrito faz com que eu me decepcione a cada dia mais com a área de TI. Não sei como o Google indexou esse site como um dos propensos à resposta da pesquisa “UPnP”, mas eu imagino o que aconteceu… Por neste blog haver tanta “coisa” diferente e misturada (parece um camelô virtual de informação mal escrita), os resultados de outras pesquisas acabaram o alavancando nos demais assuntos, também. Ao ver o assunto “UPnP” misturado com “microfones chineses” do Mercado Livre e “como montar uma estação de vídeo barata, com menos de 600 reais” (você sabe quanto custa o Adobe Premiere original?), eu já fiquei frustrado e nem vi o resto do conteúdo… Penso seriamente em mudar de área profissional, aliás. Profissional de TI, hoje em dia, chegou ao nível de mecânico borracheiro que vende até pipoca na borracharia.

    • Cristiano Silva

      20 de março de 2018 at 13:27

      Boa tarde Eduardo, Explica para nós ai então. Você tem um blog também? Se tiver compartilhe aqui conosco que vou ficar feliz em ver seu belo português. Realmente não sou bom em português e se esta decepcionado com a área sugiro que saia logo. Esse blog é um hobby e não um nixo para ganhar dinheiro e por isso escrevo de tudo e vou continuar fazendo porque é meu. A ideia do blog é atingir todo o publico então, não posso falar de maneira que o pessoal não entenda. O propósito do blog não é para quem conhece é para quem quer e deseja conhecer. Quem já sabe o que é cada coisa e como funciona… Vai entender! Mesmo assim aceito sua crítica numa boa. Espero que saia logo da área de TI e seja feliz em outra qualquer. Obrigado por sua visita e quem sabe até a próxima.

  6. Oi!
    Aprecie muito sua matéria e deu para entender perfeitamente.
    Obrigada!
    No meu caso eu vou deixar o UPnP desativado tanto no roteador quanto no Console Ps3. Como tenho uma banda larga bastante instável uma ligação manual me dará mais segurança em jogos online do que uma ligação automática; geralmente me saio muito mal em jogos online porque meus adversários têm toda a liberdade quando meus comandos sofrem atrasos o tempo todo. Eles jogam em tempo real enquanto eu sofro percebendo seus movimentos tardiamente.
    Obrigada! Que o Senhor abençoe 🙂

  7. WILLIAM ALVES VIEIRA

    31 de outubro de 2018 at 07:44

    Galera esse problema também ocorre com um modem específico da NET no Xbox 360, o que eu imagino que nao tenha a função, após muita pesquisa descobri que era o bendito UPnP kkkk eu desativei e funcionou perfeitamente. Passei por aqui pois queria entender melhor a função. Muito obrigado pela explicação!

    • Cristiano Silva

      31 de outubro de 2018 at 12:03

      Obrigado William. Você fez o correto pois, se tá com problemas não custa nada desativar. Obrigado por sua visita e comentário.

Deixe uma resposta

Seu E-mail Não Será Publicado.

*

© 2018 Blog Servti.com

Acesse nosso site Servti

Scroll Up