UPnP (Universal Plug and Play) é um conjunto de protocolos de controle de dispositivos, baseados em padrões abertos de comunicação baseados na Internet.

A função de UPnP vem do conceito “Ligar e Usar“. Todos os aparelhos que tenha a função e estejam conectados a um modem/roteador, com UPnP ativo teoricamente vão se conectar de forma transparente sem necessidade de configuração adicional ou liberação de porta(s) para estabelecer conexões entre eles.


O UPnP permitir a integração de redes de proximidades, além de controle e transferência de dados entre dispositivos em redes.

Exemplo: No PlayStation há como habilitar/desabilitar a função UPnP. Caso habilite, seu modem/roteador deve ter a função “UPnP” e estar ativa… Se a função UPnP do PlayStation estiver ativa e no seu roteador não estiver, pode ser que seu modem/roteador não consiga conectar aos servidores, devido as portas estarem fechadas por padrão. Dessa forma, é necessário liberar os IPs e portas manualmente, para que funcione.

O bom do protocolo quando ativo em todos os dispositivos e servidores, a conexão é feita de forma automática sem a preocupação ou necessidade de liberar IPs, portas ou fazer redirecionamento no modem ou roteador.

Se o roteador não tem a função UPnP e estiver com problemas, você pode liberar todas as portas do seu modem/roteador, manualmente para que o mesmo funcione corretamente porém, isso apresenta riscos a sua rede, já que as portas ficarão abertas. Caso saiba os IPS e portas é possível fazer um direcionamento manual que é mais seguro do que ficar com todas as portas do dispositivo abertas.

No exemplo abaixo, considerando que as portas ou grande maioria delas estejam fechadas por padrão… Caso seu roteador tenha a função “UPnP” e esteja ativa, a conexão é feita devido o protocolo está tanto de um lado como no outro caso contrário não é possível conectar-se de maneira automática;

Considerando Qua as Portas do Seu Roteador Venham Fechadas

Considerando Que as Portas do Seu Roteador Estejam Fechadas

Ao Desativar o UPnP Minha Conexão Melhorou

Alguns visitantes do blog informaram que ao desativar o UPnP, fez com que a conexão do PlayStation melhorasse. Isso pode ocorrer devido o modem já estar com a função ativa ou com as portas já liberadas então, não custa tentar desabilitar o UPnP e fazer um teste para quem está com problemas. Há muitas pessoas que além de um modem, usam também um roteador ou compartilha internet e nestes casos, Realmente pode ocorrer este tipo de problema.

 

 

Espero que tenham entendido, pode parecer complicado, mas não é!

Vejam nossos outros artigos e se puder compartilhar agradeço.

Curta nossa fanpage em: www.facebook.com.br/servicoti

Acesse também nosso canal no YouTube: Canal Servti

 

PIX/E-mail: [email protected]

Faça um PIX com qualquer valor para no ajudar a manter o Blog

Faça um PIX com qualquer valor para no ajudar a manter o Blog