Aprenda o Que é Uma Fonte POE e Para Que Serve

POE significar (Power Over Ethernet), tecnologia que permite transmissão de energia junto a transmissão de dados, através do cabo de rede UTP de par trançado.

Fonte POE

Fonte POE

Basicamente o bom das fontes POE é que, não é necessário ter que instalar tomada em um local de difícil acesso por exemplo… Ao invés disso, usamos um cabo de rede para alimentar o dispositivo. Cada dispositivo que utiliza POE possui limitações de distância máxima, alguns só alimentam no máximo cabos com até 30 metros e outros até 100 metros porém, vem escrito no manual ou nas especificações do aparelho.

De acordo com o padrão (802.3af), dois dos quatro pares do cabo de par trançado padrão são usados para transmitir energia elétrica com tensão de 48V e corrente de até 400mA, usando o próprio cabo de rede Ethernet para enviar o sinal elétrico para dispositivos do outro lado do cabo, eliminando a necessidade de usar uma fonte de alimentação separada.

Exemplo de fonte POE

Exemplo de fonte POE

Para quem não entendeu a imagem acima é simples e vou explicar… A fonte POE vai na tomada, na entrada LAN da mesma, você deve conectar o cabo na LAN ou WAN do roteador, switch ou equipamento que desejar.  Na porta POE da fonte vai outro cabo de rede (Par Trançado), que deve ser ligado ao dispositivo desejado e o mesmo vai alimentar e ao mesmo tempo passar os dados.

Nem todos os roteadores e dispositivos são compatíveis com a tecnologia de fontes POE então, cuidado para não fazer besteiras. Um exemplo bom de dispositivos que utilizam esse tipo de fonte são: CPEs, antena wifi de longa distancia,  câmeras de vigilância e outros.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Power_Over_Ethernet

Curta nossa fanpage em: www.facebook.com.br/servicoti

Acesse também nosso canal no YouTube: Canal Servti

12 Comments

  1. Obrigado pelas informações.

  2. Obrigado pela explicação

  3. E como seria a climpagem desse cabo? Padrão?

  4. Boa noite.
    Se eu ligar a antena na porta Lan em vez do PoE, é possível queima-la?
    A dúvida vem por afirmarem que queimei minha antena invertendo os cabos por descuidos, mas não parece fazer sentido, pois é pelo PoE que passa a tensão/corrente…
    Grato desde já

  5. Bom dia!
    Tenho uma dúvida. Finalmente trouxeram a fibra ótica no bairro que eu moro e, logo pedi para instalar. O instalador colocou uma fonte POE na tomada e, os cabos ligados a ela, na entrada e, outro que sai para o roteador. Desejo saber se é essencial o uso dessa fonte porque, eu tirei ela e conectei o cabo direto na WAN do roteador, então, a internet funcionou normalmente. No momento da instalação, eu não estava para perguntar sobre…

    • Cristiano Silva

      9 de maio de 2018 at 15:52

      Eu acho que seria melhor você entrar em contato com o pessoal que instalou para ver. Obrigado por sua visita!

  6. eu uso um provedor de internet e estes dias o tecnico veio dizendo que tinha que colocar uma fonte na minha casa ele colocou a fonte POE dde 48v isso vai aumentar minha energia muito? e outra coisa sera que se eu desligar ela na minha casa as outras pessoas vao ficar sem internet? sera q devo reclamar desta fonte ou nao?

    • Cristiano Silva

      25 de setembro de 2018 at 23:05

      Não aumenta muito porém, tem que ver qual equipamento você esta utilizando pois, pode ser que esteja passando mais energia do que necessário para o equipamento. Se você compartilha para outras pessoas vai cair sim! Ligue, peça o modelo do seu equipamento e pergunte o porque de uma fonte tão forte. Se o equipamento for deles o ruim de queimar é que vai ficar um tempo sem internet. Qualquer coisa deixe outro comentário e muito obrigado por sua visita!

Deixe uma resposta

Seu E-mail Não Será Publicado.

*

© 2018 Blog Servti.com

Acesse nosso site Servti

Scroll Up