POE significar (Power Over Ethernet), tecnologia que permite transmissão de energia junto a transmissão de dados, através do cabo de rede UTP de par trançado.

Fonte POE

Fonte POE

Basicamente o bom das fontes POE é que não é necessário ter que instalar uma tomada em um local de difícil acesso. Ao invés disto, utilizamos um cabo de rede para alimentar o dispositivo. Cada dispositivo que utiliza POE, possui limitações de distância máxima, alguns só alimentam no máximo cabos com até 30 metros e outros até 100 metros, porém nos manuais informam a distância total que devemos utilizar.

De acordo com o padrão (802.3af), dois dos quatro pares do cabo de par trançado padrão são usados para transmitir energia elétrica com tensão de 48V e corrente de até 400mA, utilziando o próprio cabo de rede Ethernet para enviar o sinal elétrico para dispositivos do outro lado do cabo, eliminando a necessidade de usar uma fonte de alimentação separada.

Exemplo de fonte POE

Exemplo de fonte POE

Para quem não entendeu a imagem acima é simples e vou explicar. A fonte POE vai na tomada, na entrada LAN da mesma, você deve conectar o cabo na LAN ou WAN do roteador, switch ou equipamento que desejar.  Na porta POE da fonte vai outro cabo de rede (Par Trançado), que deve ser ligado ao dispositivo desejado e este cabo vai alimentar e passar os dados ao mesmo tempo para o equipamento final.

Nem todos os roteadores e dispositivos são compatíveis com a tecnologia de fontes POE, então cuidado para não fazer besteiras rsrsrs. Um exemplo bom de dispositivos que utilizam esse tipo de fonte são: CPEs (Antena wifi de longa distancia),  câmeras de vigilância, Roteadores e outros.

 

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Power_Over_Ethernet

Curta nossa fanpage em: www.facebook.com.br/servicoti

Acesse também nosso canal no YouTube: Canal Servti

 

PIX/E-mail: [email protected]

Faça um PIX com qualquer valor para no ajudar a manter o Blog

Faça um PIX com qualquer valor para no ajudar a manter o Blog