E navegando hoje encontrei uma ferramenta bem interessante chamada “Qemu Simple Boot“, que possibilita o teste de boot das instalações de sistemas operacionais em mídias. Com ele é possível emular a inicialização (boot) antes de gravar a ISO em um DVD ou pendrive. Muito legal não?

suporte

Suporte

Vou deixar um link abaixo para vocês baixarem a ferramenta que só tem cerca de 3 MB e roda sem precisar instalar nada. Fiz o teste e consegui emular o Acronis, Ubuntu, Windows XP, Windows 7 e Windows 10.

NOTA: Não use este software como máquina virtual pois, o objetivo do mesmo é emular para saber se a ISO, CD/DVS, pendrive de instalação está bootável.

01 – Com o Qemu Simple Boot já baixo, execute o mesmo. A interface é bem simples e há poucas opções tais como: Tradutor, configuração de memória RAM e outros;

 Qemu Simple Boot Teste de Iso

Qemu Simple Boot Teste de ISO

02 – Depois de marcar o tipo de mídia inicializável, arraste a ISO caso seja uma ISO e clique em “Iniciar Teste Qemu“, se for um CD/DVD marque a opção “CD/DVD” e clique em “Iniciar Teste Qemu”;

Como Usar Qemu Simple Boot

Como Usar Qemu Simple Boot

Qemu Rodando Ubuntu

Qemu Rodando Ubuntu

Download: http://www.sordum.org/7763/qemu-simple-boot-v1-3/

Se preferir… Assista o vídeo de como testar ISO bootável com Qemu Simple Boot;

Muito simples não? Eu gostei muito dessa ferramenta pois, as vezes baixamos ISOs que estão problemas ou corrompidas então melhor testar antes de perder um DVD ou esperar bastante tempo para fazer um pendrive bootável. Obrigado por sua visita e qualquer coisa, deixa ai aquele comentário.

Curta nossa fanpage em: www.facebook.com.br/servicoti

Acesse também nosso canal no YouTube: Canal Servti

PIX/E-mail: [email protected]