Instalou o XAMPP, achou tudo muito confuso e não conseguiu fazer nada? Ainda não instalou mas, gostaria de testar? Então chegou ao lugar certo! O XAMPP basicamente transforma seu PC com Windows em um servidor WEB local, onde você pode fazer testes ou projetos completos e depois enviar para WEB.

Xampp

Xampp

01 – Para instalar… Faça o download no link abaixo e prossiga marcando sempre em “Próximo” ou “Next” em todas as etapas. Caso seja um usuário avançado, desmarque o que não vai utilizar.

Download XAMPP: https://www.apachefriends.org/download.html

02 – Inicie os serviços desejados no botão de “Start“. Vejam abaixo que o apache esta listado com uma tarja verde e em “Actions” o serviço muda para “Stop”, já que foi iniciado. Também é exibido o número do processo “PID(s)” e a porta utilizada no momento;

Clique em Start Para Iniciar o Serviço

Clique em Start Para Iniciar o Serviço

03 – Agora vou indicar como usar os serviços localmente. Para o exemplo, iniciei o “Apache” e o “MySQL ou Maria DB“. Para acessar seu projeto, os arquivos devem está na pasta: C:\xampp\htdocs, crie uma pasta dentro da “htdocs” para cada projeto exemplo: C:\xampp\htdocs\blog.

Pasta htdocs, Onde o Navegador Busca os Arquivos

Pasta htdocs, Onde o Navegador Busca os Arquivos

04 – Para navegar até o phpMyAdmin, digite o endereço: 127.0.01 ou a palavra localhost e clique no link phpMyAdmin, para criar bancos de dados. Para acessar os arquivos programados… Acesse o endereço: 127.0.0.1/pasta que deseja acessar, exemplo: 127.0.0.1/blog. Considerando que criou uma pasta chamada blog dentro da pasta htdocs e que os arquivos que deseja trabalhar estejam lá.

Acesso ao phpMyAdmin no endereço 127.0.0.1

Acesso ao phpMyAdmin no endereço 127.0.0.1

Acesso ao 127.0.0.1/blog

Acesso ao 127.0.0.1/blog

A diferença é que se digitar 127.0.0.1 ou localhost, que chama os serviços a barra chama a pasta criada onde estão os arquivos 127.0.0.1/blog ou localhost/blog que faz a solicitação a pasta “blog” criado dentro da pasta “htdocs“;

05 – No exemplo acima, utilizei a instalação do WordPress, criando o banco, descompactei os arquivos do WordPress na pasta que criei chamada “blog” criada dentro de C:\xampp\htdocs.

É basicamente isso pessoal, para quem está iniciando deve quebrar um galho pois, sei que tem pessoas que instalam e ficam meios perdidos de como criar um banco, onde salvar os arquivos, como chamar o endereço local e outros!

Espero que te ajude e qualquer coisa… Deixa um comentário.

Curta nossa fanpage em: www.facebook.com.br/servicoti

Acesse também nosso canal no YouTube: Canal Servti

PIX/E-mail: [email protected]

Faça um PIX com qualquer valor para no ajudar a manter o Blog

Faça um PIX com qualquer valor para no ajudar a manter o Blog