Tá ai uma coisa complicada que muitos devem se perguntar… Qual a diferença entre os núcleos de processadores e as threads? Comprei um processador que tem 4 núcleos e 8 threads e fiquei pensando, isso deve confundir bastante o pessoal então, resolvi escrever sobre o assunto para vocês.

Processador

Processador

O que é um Core: Basicamente é um dos núcleos físicos de um processador. Se um processador tem 4 cores, significar que ele tem 4 núcleos físicos, 4 partes a grosso modo.

O que é Thread: A tradução significa “Linha“. Um processo usa várias linhas de instruções/códigos para executar um determinado programa.

Processadores de Antigamente

Antigamente os processadores só tinha um núcleo que alternava as threads uma de cada vez com alta velocidade, fazendo a impressão que você estava executando mais de um programa ao mesmo tempo exemplo: “Ouvindo som e editando um texto ao mesmo tempo“. Na verdade o processador executava um programa de cada vez em uma velocidade altíssima e não os dois programas de uma só vez, diferente de hoje em dia.

Todos os processadores de hoje em dia tem dois ou mais núcleos! Isso por que devido aos aumentos de velocidades dos clocks, com apenas um núcleo, houve muito aumento de calor e com isso, foi preciso diminuir o clock e aumentar o números de núcleos para balancear a carga, sem perca de rendimento do processamento e dai deu inicio a evolução do multicore.

Antigamente cada core só lidava com “um processo” ou com as linhas de um só processo então, com um dual core só era possível lidar com 2 processos “Um em cada core” e com as linhas de dois processos, bem fácil de entender não?

Processador Antigo (CPU)

Processador Antigo (CPU)

Processadores Atuais

Hoje em dia é muito comum se ouvir 4 núcleos com 4 threads ou 4 núcleos com 8 threads, mas o que isso significa?  No caso do Quad-core com 4 threads, significa que o processador tem 4 núcleos (cores físicos) e consegue trabalhar com 4 linhas de processos ao mesmo tempo, 1 linha com cada núcleo totalizando 4 linhas. Já o Quad-core com 8 threads, possui 4 núcleos (cores físicos) e consegue trabalhar com 8 linhas de processos até 2 linhas de processos com cada núcleo físico, que representa o dobro de processos e linhas de processos simultâneos. Comparado com o anterior com 4 threads o processador com 8 threads consegue executar mais programas ao mesmo tempo com mais eficiência. A grosso modo, com o processador de oito threads você consegue executar mais programas simultaneos devido o sistema operacional utilizar 2 threads com cada núcleo. diferente do primeiro exemplo do tópico acima, que digo sobre a execução de dois programas, que na verdade é rodado um de cada vez.

OBS: Para que cada núcleo utilize mais de uma thread é necessário que o sistema operacional consiga realizar a divisão das linhas pois, caso não consiga, o processador só vai funcionar com uma thread em cada núcleo. Para usuário do Windows, podem ficar tranquilos o Windows usa todas as threads dos processadores, este aviso é para quem usa outros sistemas operacionais.

Teoricamente, vale mais apena investir em um processador com capacidade de mais threads por core porém, nada garante que este processador seja mais rápido que outro modelo que possua 4 threads pois, se um processador com 4 threads trabalhar melhor com o sistema operacional ou possuí mais clock ele pode superar o de 8 threads, porém o com 8 threads vai conseguir executar mais programas simultâneos, irá ser mais eficiente para quem gosta de abrir várias aplicações ao mesmo tempo.

Ilustração de Um Núcleo (CORE) Usando Duas Threads

Ilustração de Um Núcleo (CORE) Usando Duas Threads Por Núcleo Totalizando 8 Theads

Se deseja comprar um processador para jogos, pesquisa bastante, pois há vários comparativos no YouTube e em alguns sites. Eu comprei um Ryzen 5 1400, mas não para jogos e vi que ele tem menos FPS em jogos do que um i5 com 4 threads o que pode ser compensado com overclock sendo preciso um bom sistema de refrigeração que significa mais gastos.

 

Espero que tenham entendido a diferença entre núcleo físico e threads.

Obrigado por sua visita.

Curta nossa fanpage em: www.facebook.com.br/servicoti

Acesse também nosso canal no YouTube: Canal Servti

 

PIX/E-mail: [email protected]

Faça um PIX com qualquer valor para no ajudar a manter o Blog

Faça um PIX com qualquer valor para no ajudar a manter o Blog