Entenda a Diferença Entre Núcleo e Threads em Processadores

Tá ai uma coisa complicada que muitos devem se perguntar… Qual a diferença entre os núcleos de processadores e as threads? Comprei um processador que tem 4 núcleos e 8 threads e fiquei pensando… Isso deve confundir bastante o pessoal então, resolvi escrever sobre o assunto para vocês.

Processador

Processador

O que é um Core: Basicamente é um dos núcleos físicos de um processador. Se um processador tem 4 cores, significar que ele tem 4 núcleos físicos, 4 partes a grosso modo.

O que é Thread: A tradução significa “Linha”. Um processo usa várias linhas de instruções/códigos para executar um determinado programa.

Processadores de Antigamente

Antigamente os processadores só tinha um núcleo que alternava as threads uma de cada vez com alta velocidade, fazendo a impressão que você estava executando mais de um programa ao mesmo tempo exemplo: “Ouvindo som e editando um texto ao mesmo tempo“. Na verdade o processador executava um programa de cada vez em uma velocidade altíssima e não os dois programas de uma só vez, diferente de hoje em dia…

Todos os processadores de hoje em dia tem dois ou mais núcleos! Isso por que devido aos aumentos de velocidades dos clocks, com apenas um núcleo, houve muito aumento de calor e com isso, foi preciso diminuir o clock e aumentar o números de núcleos para balancear a carga, sem perca de rendimento do processamento e dai deu inicio a evolução do multi-core.

Antigamente cada core só lidava com “um processo” ou com as linhas de um só processo então, com um dual core só era possível lidar com 2 processos “Um em cada core” e com as linhas de dois processos, bem fácil de entender não?

Processador Antigo (CPU)

Processador Antigo (CPU)

Processadores Atuais

Hoje em dia é muito comum se ouvir 4 núcleos com 4 threads ou 4 núcleos com 8 threads, mas o que isso significa?  No caso do Quad-core com 4 threads, significa que o processador tem 4 núcleos (cores) físicos e consegue trabalhar com 4 linhas de processos ao mesmo tempo com cada núcleo. Já o Quad-core com 8 threads, consegue trabalhar com até 2 linhas de processos com cada núcleo físico, que representa o dobro de processos e linhas de processos simultâneos. Comparado com o anterior com 4 threads o processador com 8 threads consegue executar mais programas ao mesmo tempo. A grosso modo, você consegue executar mais programas simultaneamente devido o sistema operacional utilizar 2 threads com cada núcleo. diferente do primeiro exemplo do tópico acima, que digo sobre a execução de dois programas, que na verdade é rodado um de cada vez.

OBS: Para que cada núcleo utilize mais de uma thread é necessário que o sistema operacional consiga realizar a divisão das linhas pois, caso não consiga… O processador só vai funcionar com uma thread em cada núcleo. Para usuário do Windows, podem ficar tranquilos, este aviso é para quem usa outros sistemas operacionais.

Teoricamente, vale mais apena investir em um processador com capacidade de mais threads por core porém, nada garante que este processador seja mais rápido que outro modelo que possua 4 threads pois, se um processador com 4 threads trabalhar melhor com o sistema operacional ou possuí mais clock… O mesmo pode superar o de 8 threads, porém o com 8 threads, vai conseguir executar mais programas simultaneamente e ser mais eficiente para quem gosta de abrir várias aplicações ao mesmo tempo.

Ilustração de Um Núcleo (CORE) Usando Duas Threads

Ilustração de Um Núcleo (CORE) Usando Duas Threads Por Núcleo

Se deseja comprar um processador para jogos, pesquisa bastante, pois há vários comparativos no YouTube e em alguns sites. Eu comprei um Ryzen 5 1400 mas, não para jogos e vi que o mesmo tem menos FPS em jogos do que um i5 com 4 threads o que pode ser compensado com overclock sendo preciso um bom sistema de refrigeração que significa mais gastos.

Espero que tenham entendido a diferença entre núcleo físico e threads e qualquer coisa… Deixa um comentário e obrigado.

Curta nossa fanpage em: www.facebook.com.br/servicoti

Acesse também nosso canal no YouTube: Canal Servti

9 Comments

  1. Muito bom cara! Você tem algum artigo sobre dual channel na memória ram? Ou algum artigo sobre memória cache? Estou sem intender sobre esses dois assuntos, não sabia também sobre threads, mas agora depois de ler este artigo, eu consegui entender sobre.

  2. Gostei muito da maneira que explicou. Li alguns artigos, mas pelo seu foi onde consegui ter a visão exata de como funcionam os “threads” dentro de cada core (núcleo).
    Continue fazendo seus artigos .

    • Cristiano Silva

      14 de fevereiro de 2019 at 10:41

      Muito obrigado amigo! Fico muito feliz que tenha entendido e como trabalho na área, tento fazer de um jeito que todos entendam. Para quem tem conhecimento, as vezes pode parecer estranho mas, realmente tento fazer algo que todos possam entender.

      Obrigado por sua visita e comentário.

  3. Parabéns, simples e claro!

Deixe uma resposta

Seu E-mail Não Será Publicado.

*

© 2019 Blog Servti.com

Acesse nosso site Servti

Scroll Up