Se chegou até aqui é porque quer aprender ou porque quer implantar um sistema de segurança em sua residência ou estabelecimento correto? CFTV significa “Circuito fechado de televisão”, um dos principais serviços relacionados com segurança residencial e comercial.

cftv

CFTV

Atualmente existe dois tipos de tecnologia usadas nos sistemas de CFTV que são os digitais e analógicos. A principal diferença entre eles é a qualidade de imagem, o sistema digital tem uma qualidade de imagem muito superior pois, utiliza câmeras IPs que podem chegar a uma resolução de até 2592 x 1944 (4k), possibilitando identificar facilmente uma pessoa, objetos furtados, edição de imagem, zoom com qualidade, qualidade de imagem e muito mais.

O sistema analógico utiliza câmeras analógicas, tecnologia anterior a digital com uma qualidade bastante inferior mas, ainda muito comercializada devido ao preço que é mais em conta que a tecnologia digital. A tendência é a migração para tecnologia digital e até já existe DVRs híbridos que aceitam tanto câmeras digitais quanto as analógicas.

Uma coisa que notei no sistema analógico é que há câmeras que exibem as imagens boas enquanto a imagem esta pequena, mas ao aumentar a imagem, a mesma perde muita qualidade e as vezes não dá para ver quase nada. Estou falando isso porque já vi isso acontecer algumas vezes!

Qual usar então?

A digital é claro! Os empresários tem que conscientizar-se que isso é um investimento pois, se está querendo investir em segurança é porque há riscos correto? Caso ocorra algo, pode ser que quando puxar a imagem, não dê para identificar a pessoa que cometeu um furto por exemplo caso utilize a tecnologia analógica. As vezes, você investe em um sistema analógico e quando precisa de uma imagem… Nota que só jogou dinheiro fora para economizar em uma das coisas mais importante que é a segurança. Invista sem medo na tecnologia digital e tenha imagens excelentes mas, antes pede um teste para não pegar equipamentos digitais ruins.

Se por exemplo, apresentam uma proposta de um sistema CFTV analógico de R$ 6,000 e um digital de R$ 9,000… Vá no digital ou aguarde um pouco até poder investir pois, um dia vai notar que ter que migrar para o sistema digital.

Saiba como identificar uma câmera de segurança digital;

Câmeras de Vigilância

Câmeras de Vigilância

Infelizmente muitos empresários, não dão importâncias necessárias  para as melhores tecnologias e acabam se prejudicando. Quando precisam de um recurso que os mesmos não quiseram investir bate aquele arrependimento. O resultado é que gastam para implantação de um sistema analógico e depois vão ter que gastar novamente para implantar o sistema digital ou insisti no erro. Se você usa o sistema analógico e entrega imagens com péssima qualidade as autoridades… Como quer que os mesmos identifique os autores do ato ilícito?

Um outro problema são profissionais de TI antiquados que não se atualizam e se prendem a tecnologias ultrapassadas. Muitas empresas estão sendo prejudicadas devido a confiança a este tipo de profissional que para no tempo e não faz nem uma pesquisa, devido a sua autoconfiança antiquada.

Espero que post conscientize alguns, que esclareça a diferença entre o analógico e o digital e que faça a melhor escolha pois, segurança é segurança e não podemos brincar com a mesma.

Obrigado por sua visita e qualquer coisa… Deixa um comentário.

Curta nossa fanpage em: www.facebook.com.br/servicoti

Acesse também nosso canal no YouTube: Canal Servti