Neste post, vou escrever o básico sobre cabo balanceado e não balanceado. O cabo balanceado faz uma diferença incrível na hora da reprodução e gravação e pude ver isso na prática junto a minha interface de áudio.

Cabo Balanceado XLR

Cabo Balanceado XLR

Cabo Não Balanceado

O  cabo não balanceado é composto de 2 fios e é passível a ruídos devido a corrente elétrica ou algum outro fator que cause interferência. Como a captação sinal do microfone é pequeno, até um ruído mínimo pode interferir no mesmo facilmente.

Cabo Não Balanceado

Cabo Não Balanceado

Cabo Balanceado

O cabo balanceado é composto de três fios condutores sendo, dois de sinais e um terra. No sistema balanceado, um dos fios condutores vai carregar o sinal positivo e o outro o mesmo sinal mas, sendo negativo. Quando o sinal chega no aparelho, um dos sinais é invertido, transformando os dois sinais positivos ou dois sinais negativos. Os dois sinais iguais, proporciona um ganho e por este motivo o cabo balanceado apresenta o som mais alto e com menos ruídos que de um cabo desbalanceado.

 

Cabo XLR Balanceado

Cabo XLR Balanceado

O cabo balanceado usa o principio de “cancelamento de fase”, assim a fase de um sinal será invertido no receptor da linha de forma que os sinais de áudio desejados fiquem na mesma fase enquanto que o ruído ficará com uma fase invertida com objetivo de ser anulado.

Todo Cabo P10 Não é Balanceado?

Não! Existem cabos P10 balanceados e da mesma forma do XLR composto por três fios ao invés de dois.

Uso um cabo balanceado com minha interface M-Track e posso dizer que é muito bom. Depois vou tentar fazer um vídeo para demonstrar a diferença entre um cabo e outro.

Curta nossa fanpage em: www.facebook.com.br/servicoti

Acesse também nosso canal no YouTube: Canal Servti