Aprenda como formatar um cartão de memória SD protegido contra gravação sem instalar nada no PC. Antes de seguir o tutorial, verifique se o cartão tem uma trava lateral de segurança, pois se houver e estiver acionada o cartão fica protegido contra gravação.

Aviso: Esse procedimento vai apagar todos os dados do seu cartão, pendrive ou HD que esteja com problemas.

Cartão SD Protegido Contra Gravação

Cartão SD Protegido Contra Gravação

Antes do tutorial, aviso que se o problema for com os componentes eletrônicos do cartão o tutorial não vai funcionar por se um defeito físico. Se realmente for um problema de permissão, provavelmente você conseguira recuperar seu cartão SD, pendrive ou qualquer mídia de armazenamento.

01 – Execute o “diskpart” digitando no procurar do Windows apertando Enter ou execute com o atalho “Ctrl + R“, digita diskpart, aperta Enter, executa como administrador.

OBS: Se não executar o diskpart como administrador, os comando não irão surti efeito!

Comando Diskpart

Comando Diskpart

Se desativou o UAC, digite “diskpart” na busca e quando ele aparecer clica com o botão direito do mouse e execute como administrador!

02 – No diskpart use o comando “list disk” para ele listar todas as mídias de armazenamento do seu PC. Note que destaquei o Disco 2 com 3783 MB que representa um pendrive de 4 GB;

List Disk

List Disk

03 – Use o comando “select disk (N°) do seu dispositivo”, no meu caso o disco 2 é o que está com problemas de permissão, então vou usar o comando “select disk 2“;

PS: Olhe a número correspondente ao seu cartão pois, não me responsabilizo caso formate um HD ou Pendrive errado!

Select Disk

Select Disk



04 – Agora vamos usar o comando “clean” para limpar todos os dados do cartão ou qualquer outra mídia de armazenamento. Se utilizar isso em um HD, todas as partições e dados serão apagados;

Comando Clean

Comando Clean

OBS: Mesmo que o diskpart mostre esta mensagem abaixo, continue com o tutorial. (Isso diminui bastante a chance de recuperar seu cartão mas, houve um aqui que mesmo com a mensagem eu consegui recuperar:

O DiskPart encontrou um erro: A solicitação não pôde ser executada devido a um erro do dispositivo de E/S.
Consulte o Log de Eventos do Sistema para obter mais informações.

05 – Agora use o comando “create partition primary” para o diskpart criar a partição;

Comando create partition primary

Comando create partition primary

06 – Agora vamos usar o comando “Comando format fs=fat32” para formatar nossa unidade no formato fat 32. Aguarde o processo pois demora alguns minutos;

Comando format fs=fat32

Comando format fs=fat32

07 – Por último vamos usar o comando “assign” para atribuir uma letra e pronto;

Comando assign

Comando assign

Pronto pessoal, espero que consigam recuperar seu cartão SD, pendrive ou HD, seja qual for sua mídia com problemas de permissão.

Obrigado pela visita.

Curta nossa fanpage em: www.facebook.com.br/servicoti

Acesse também nosso canal no YouTube: Canal Servti