E esse post aqui é uma das minhas especialidades galera, eu vou listar uma série de equipamentos e materiais e um pouco dos conceitos, para que vocês consigam formar uma pequena rede ou compartilhamento de internet banda larga.

Acredito eu que o mais importante para começar é conhecer os equipamentos, o básico da teoria e ter os materiais necessários para fazer tal tarefa que não requer tanta grana assim…

PS: Este post é destinado a iniciantes da área ou quem deseja aprender o básico e por isso vou utilizar termos não tão técnicos.

Compartilhando Internet

Compartilhando Internet

Conceito de rede

Antigamente costumava-se dizer que uma rede era a interligação de vários computadores que se comunicavam e compartilhavam arquivos entre si porém, hoje em dia podemos dizer que rede é a interligação de vários dispositivos que se comunicam e compartilham arquivos entre si, devido a evolução dos aparelhos… Agora temos smartphones, smart TVs, notebooks, CPUs, tablets, vídeos games e outros conectados e se comunicando entre si.

Materiais de Rede

Cabos, Conectores e Velocidade

Agora uma pequena lista materiais e dicas para se evitar problemas na sua rede. A escolha de um material de qualidade pode evitar muitos problemas então, procure comprar conectores de boa qualidade fazendo uma pesquisa antes de comprar e também pesquise sobre cat 5, cat5a, cat6, cat6a etc… Mas tome cuidado pois o cabo cat5a com conector cat6a não adianta nada em velocidade pois o cabo não vai consegui passar toda a quantidade de dados que poderia caso seja muito grande. O ideal é que o conector e cabo tenha a mesma especificação por exemplo: Caso tenha grana para montar uma rede Gigabit em casa, compre cabos e conectores cat6a para garantir que a rede trafegue Gigabit que seriam os equipamentos 10/100/1000.

A maioria dos Switches e roteadores residenciais usam o padrão 10/100 e com isso os cabos e conectores cat 5 ou cat5a são mais que suficientes para alcançar tal velocidade. (Lembrando que esses valores não são valores reais de transferências).

Ainda sobre os cabos, caso vá compartilhar e o cabo de rede ficar exporto ao tempo… Lembre de comprar o cabo com proteção UV (Ultra violeta) ou poderá ter problemas e ficar sem saber o porque do problema.

Outros Materiais

Além de cabo de rede e conectores, para fios longos é bom ter um testador de cabos, alicate para crimpar os conectores ao cabo UTP, se possível mas, não tão necessário um decapador de fios. Há vários outros materiais mas, só listei o básico de uma pequena rede.

Materiais de Rede

Materiais de Rede

Equipamentos de Rede

Saber escolher os equipamentos certos as vezes pode ser um problema porém galera, não tem mistérios. Geralmente o pessoal especializado gosta de utilizar aparelhos da mesma marca e até recomendam porém, nem sempre é possível devido a custos por exemplo: Na minha rede há 2 airgrid ubiquiti, um roteador tp-link tl470+, um switch GTS e um roteador wireless D-link dir615 e tudo funciona lindamente.

Hub – É um dispositivo que  interliga computadores de uma rede local. O hub recebe dados vindos de um computador e transmite para todas as máquinas ao mesmo tempo e nenhum computador consegue envia sinal enquanto isso (Não utilize Hubs). Hubs são lentos e são chamados de dispositivos burros por enviar dos dados para todas as máquinas .

Hub

Hub

Obs: Não utilizem! Só listei para terem conhecimento sobre o aparelho que era utilizado antigamente.

Switch – É um dispositivo que  interliga computadores de uma rede local. Diferente do hub, os dados vindo de um computador só são enviados para o computador de destino, enquanto os outros continuam trocando informações em vias diferentes por exemplo: Em um switch apesar dos dispositivos estarem ligados no mesmo aparelho os dados são entregues separadamente e enquanto isso os dados vão e voltam nas máquinas, diferente do exemplo da imagem acima.

Como Funciona? Por exemplo um switch de 8 portas, você vai conectar o cabo de rede que vem do seu modem/roteador (Com internet) no switch em qualquer porta e a conexão é replicada para até mais 7 dispositivos. A grosso modo é como se fosse uma extensão de energia.

Marca recomendada: Para Switchers já utilizei d-link, tp-link e gts networks e nunca houve problemas.

Switch de Rede

Switch de Rede

Roteador e Roteadores Wireless

Os roteadores são equipamentos que encaminha os pacotes de dados em redes separadas, quando os dados chegam o mesmo verifica as informações de endereçamento e envia para o seu destino. A grosso modo o roteador server para traçar as rotas mais curtas ou mais rápidas para a entrega dos dados ao seu destino. O modem/roteador da operadora interliga sua rede (Seus equipamentos) a internet e a função básica dele é mandar e recepcionar as informações através dos pacotes de dados.

Com a evolução das redes, agora temos os modem roteadores wifi e os roteadores wifi que conseguem compartilhar os dados sem fios na wireless, o famoso Wifi. Os roteadores mais robustos utilizados por empresas ou pequenos provedores, geralmente há várias portas 16 ou mais, não vem com wireless pois, o intuito é oferecer bom desempenho e sempre há percas na wifi além de de terem recursos mais avançados.

Como funciona? Os roteadores são equipamentos capazes de interligar várias redes e geralmente trabalham em conjunto com switchs, onde são ligados vários dispositivos.

Marca recomendada: Link One.

Minha Rede

Só para dar uma noção para vocês, moro em um bairro que as operadoras não disponibilizam seus serviços então, o jeito foi pegar 2 airgrid e jogar o sinal do centro para minha casa com distância de 800 metros. Para descobrir a distância é muito fácil, há um sistema web da Ubiquiti o airlink onde basta apontar a localização de cada endereço e ele informa a distância e ainda oferece os equipamentos recomendados ou possibilita você a simular a conexão com outros modelos de equipamentos. 1 Airgrid é ponto de acesso e a outra a cliente, que passa por um roteador tp-link tl470+ que não é wireless, desse tp-link vem um cabo para meu roteador wireless d-link dir615 e sair mais 2 cabos para outras 2 casas. O meu tp-link tl470+ faz o trabalho pesado de controle de banda e funciona bem demais, já utilizei um switch também aqui mas, recebia o sinal de um AP e em breve pretendo cabear tudo e voltar a usar o switch para TV Box e outros aparelhos aqui da sala.

Marca para compartilhar rede em longa distância: Ubiquiti

Minha Rede

Minha Rede

Espero que vocês tenham aprendido ou tirado duvidas sobre os materiais e equipamentos, vendo a imagem acima também pode abrir sua mente para uma solução de longa distância que pode ser visto mais fundo aqui. Qualquer duvida não deixe de deixar nos comentários.

Curta nossa fanpage em: www.facebook.com.br/servicoti

Acesse também nosso canal no YouTube: Canal Servti

PIX/E-mail: [email protected]

Faça um PIX com qualquer valor para no ajudar a manter o Blog

Faça um PIX com qualquer valor para no ajudar a manter o Blog