Porque existe uma fila virtual no APP Caixa TEM. Eu vi um comentário na página do aplicativo que dizia “Não há explicação técnica que explique uma fila virtual“, mas infelizmente existe sim.

Caixa Tem

Caixa Tem

Lembra que a primeira versão do Caixa Tem só viva fora ou ficava bugada? Esse problema é causado por um problema de buffer overflow (Transbordamento de dados). Para quem não é técnico, isso consiste em um número de acessos maior que a capacidade que os servidores suportam. A grosso modo é como se você fosse inserir 2 litros de refrigerante em um copo de 300ml, vai transbordar e 1,7L vão cair no chão.

Como milhares de pessoas estão tentando acessos simultâneos, acontecia dos servidores não aguentarem e travarem ou reiniciarem em um ciclo sem fim em tempos em tempos, alguns conseguiram acesso na madrugada, já que muitos estavam dormindo.

Vamos fazer de conta que a infra da caixa, aceita 1 milhão de conexões simultâneas, mas que estava recebendo o dobro ou mais já que tem os acessos comuns e os das milhares de contas abertas, nesse período eu mal conseguia acessar minha conta comum, isso devido a falta de capacidade para tantas conexões simultâneas. A Caixa já bugava sem esses acessos extras, imagina agora! Por isso, teve que adotar esse sistema de “Filas Virtuais”, onde deve filtrar uma quantidade de acessos de modo que o sistema não caia para todos, tecnicamente uma medida muito inteligente a Caixa não se preocupa em oferecer um bom serviço mesmo, tudo tem que ir na agência.

É uma solução que não é compreensível para pessoas não técnicas, mas pensem que seria muito pior nem poder utilizar o APP, pois antes estava pior, várias pessoas não conseguiam utilizar o APP e deve ter sido por este motivo que a Caixa criou a polêmica fila virtual.

Não estou defendendo a Caixa, na verdade a caixa é péssima, tudo temos que ir na agência, vou até encerrar minha conta corrente. Esses bancos são como os táxis, um dia as maioria das pessoas vão migrar para as contas online o Nubank por exemplo faz a transferência em tempo real.

Obrigado por sua visita e se quiser acrescentar algo, insere nos comentários.

Curta nossa fanpage em: www.facebook.com.br/servicoti

Acesse também nosso canal no YouTube: Canal Servti

PIX/E-mail: [email protected]

Faça um PIX com qualquer valor para no ajudar a manter o Blog

Faça um PIX com qualquer valor para no ajudar a manter o Blog