Como desabilitar a desfragmentação do SSD ou HD no Windows. Saiba que a rotina de desfragmentação do Windows vai matando seu SSD aos poucos, pois os especialistas não recomendam a desfragmentação nos discos de estados sólidos (SSD) por funcionarem diferente de um HDD.

Para os que desejam ainda sim desfragmentarem os SSDs, desabilitem a opção e façam manualmente a cada 3 em 3 meses ou 6 em 6, os meus nunca faço e funcionam muito bem.

01 – Abra o “Explorer” -> Clique com o botão direito do mouse e clique em “Propriedades”;

Propriedades dos Discos do Windows

Propriedades dos Discos do Windows

02 – Clique na aba “Ferramentas” -> Depois clique em “Otimizar”;

Ferramentas de Discos do Windows

Ferramentas de Discos do Windows

03 – Vejam abaixo que meu (C:) usa um SSD (Unidade de estado sólido). O Windows consegue reconhecer que não é um HD convencional (Unidade de disco rígido), no meu caso ao desativar o agendamento no C: ele também foi desativado no disco D:. Eu achei que a configuração era individual para cada disco, mas o meu Windows 10 desativou para os dois, então vou fazer a desfragmentação manual a cada 3 meses no HDD.



Otimizador de Discos do Windows

Otimizador de Discos do Windows

04 – Para desativar a desfragmentação automática, clique na opção que vem marcada como padrão “Executar seguindo um agendamento (recomendado)” e clique em “OK”. Com a opção desmarcada como na imagem abaixo, a opção de desfragmentar o disco automaticamente vai ser desativada.

Opções de Desfragmentação de Discos do Windows

Opções de Desfragmentação de Discos do Windows

Se preferir, veja nosso vídeo tutorial:

Espero que gostem e obrigado pela visita.

Curta nossa fanpage em: www.facebook.com.br/servicoti

Acesse também nosso canal no YouTube: Canal Servti