E ai pessoal comecei a utilizar HD SSD a pouco tempo e como de costume fiz uma pesquisa pois, apesar dos fabricantes informar que os mesmos são menos passiveis de falhas em contra partida, o tempo de vida útil é calculado em escrita de dados. O The Tech Report  fez um teste onde os HDs melhores conseguiram resistir 2 PB de escrita e os piore aproximadamente 700 TB que é muita coisa.

Mas vamos ao que interessa que é os passos para prevenir escrita desnecessárias no seu HD SSD.

HD SSD

HD SSD

Espaço em Disco

Não só nos SSD mas, se quer um bom desempenho sempre deixe 25% no mínimo de espaço livre em sua unidade.

Não é Necessário Desfragmentar

Isso mesmo galera… Os novos HDs com tecnologia SSD armazenam os dados distribuídos em todas as células para evitar que ocorra problemas com setores mais utilizados que outros já que teoricamente o mesmo faz um revezamento do armazenamento.

No Firefox

  1. Na barra de endereços, digite “about:config” (sem aspas);
  2. Busque pela configuração “browser.sessionrestore.interval“;
  3. O valor pré-configurado é de 15000, o que significa que a cada 15 segundos um novo recovery.js é gerado, por isso, o pessoal aconselha alterá-lo para 300000 (algo equivalente a 5 minutos) eu alterei o meu para 600000;
  4. Após isso, basta fechar as configurações e navegar normalmente.

Veja se o “Trim” Está Ativo

Veja se o Trim está ativo abrindo o CMD com o botão direito e escolhendo a opção “Abrir como administrador” e escreva o comando para ver se o TRIM está ativo: “fsutil behavior query disabledeletenotify” (Sem Aspas). Se a resposta for DisableDeleteNotify = 0, o TRIM está habilitado. Se for =1 ele está desabilitado.

OBS: Caso esteja desabilitado veja com o fabricantes se há atualização de driver ou firmware para reparar esta falha.

O TRIM é um comando que é enviado ao SSD e informa as páginas ou blocos que podem ser marcadas como inválidas. Páginas inválidas são aquelas que armazenam arquivos já apagados pelo usuário. Essas páginas inválidas passarão pelo processo chamado de ‘coleta de lixo’, que todo SSD realiza.

Pronto galera, com essas dicas vocês poderão estender um pouco mais do tempo de vida do seu SSD se bem que hoje em dia eles tem um bom tempo de vida útil.

Curta nossa fanpage em: www.facebook.com.br/servicoti

Acesse também nosso canal no YouTube: Canal Servti

PIX/E-mail: [email protected]

Faça um PIX com qualquer valor para no ajudar a manter o Blog

Faça um PIX com qualquer valor para no ajudar a manter o Blog