Esse problema costuma à aparecer de vez em nunca em nosso ambiente de trabalho e o responsável quem é? Isso mesmo acertou! O Internet Explorer rsrsrsrs. Ao tentar acessar o E-CAC (https://cav.receita.fazenda.gov.br/eCAC/publico/login.aspx), aparece o certificado e ao inserir a senha é exibida a página com a mensagem “Pagina não encontrada“.

Internet Explorer

Internet Explorer

Vamos lá, a primeira coisa a fazer é redefinir as configurações do Internet Explorer com ele fechado. Tem que fazer o procedimento com o IExplorer totalmente fechado se não… Não funciona. Vá em Painel de controle -> Opções da internet -> Avançadas e clicou nas opções “Restaurar configurações avançadas” e “redefinir“, abra o navegador e faz o teste. Se não funcionar leia abaixo o outro modo de redefinir que geralmente resolve de vez o problema em questão.

Neste procedimento, devemos abrir o “regedit“, não é necessário abrir como administrador já que conseguimos editar as chaves em “HKEY_CURRENT_USER“.

Para abrir o regedit basta digitar no campo de pesquisar “regedit” sem aspas e apertar enter ou bandeira do Windows + R, digitar o comando e dar enter.

Win + R

Win + R

Para fazer o procedimento é bem simples. Basta identificar essas 2 chaves abaixo e renomear para .old exemplo: Internet Explorer.old como na imagem abaixo das chaves;

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Internet Explorer
HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Internet Settings

Na imagem abaixo listei a chave principal marcada que deve ser expandida “Hkey_current_user“, mais embaixo vem software e assim por diante só para você entenderem a lógica. Quem já tem vivencia com o regedit vai matar logo de cara o problema mas, para quem está começando vai ajudar.

Redefinindo Internet Explorer

Redefinindo Internet Explorer

Espero que isso resolva seu problema e caso tenha duvidas basta deixar o comentário. Por muitas razões, muitas empresas ainda usam o Internet Explorer mesmo porque, alguns sites e sistemas só funcionam no mesmo.

Curta nossa fanpage em: www.facebook.com.br/servicoti

Acesse também nosso canal no YouTube: Canal Servti