Esse é um tutorial simples mas, que pode ajudar quem está iniciando no mundo do suporte da área de TI. As vezes o serviço de DHCP trava e ai é aquele liga liga de várias pessoas informando que não consegue acessar nada e coisa do tipo. Se as pessoas ligaram só de 1 unidade… A primeira coisa a se fazer é perguntar: “Qual é o seu IP para eu acessar e ver o problema”.

Windows Server

Windows Server

Se todas as estações estão com IP beleza, se nenhuma estação ou quase nenhuma pegou IP… Pode ser o serviço de DHCP ou o Switch que travou. A primeira coisa a se fazer é resetar o Switch devido o servidor demorar um pouco para subir os serviços. Faz isso e pede alguém com o problema reinicie a máquina, faça um teste para ver se a máquina pegou IP caso não… Ai vamos reiniciar o serviço de DHCP e pedir para pessoa reiniciar a máquina novamente.

Vamos lá?

01 – O método mais simples é acessar o servidor -> Digita serviços e aperta enter ou Win + R e digita services.msc e enter -> Quando aparecer a lista de serviços procura por “Servidor DHCP”, como na imagem abaixo -> Clica com o botão direito do mouse -> Todas as tarefas e clica em Reiniciar. Eu gosto de para o serviço e depois iniciar mas, fica ao seu critério.

Serviço de Dhcp Windows Server

Serviço de Dhcp Windows Server

02 – O método dois é aquele via linha de comando. Tem pessoas que preferem usar via linha de comando então vamos lá… Abra o CMD no servidor e dar os comandos na ordem abaixo;

  • net start dhcpserver
  • net stop dhcpserver
  • net continue dhcpserver

É um comando de cada vez ex: net start dhcpserver e apertar enter e assim por diante como na imagem abaixo.

 

Restatar Dhcp Via Linha de Comando

Restatar Dhcp Via Linha de Comando

É isso ai galera bem simples não? No começo as vezes tememos mexer em servidores com medo de dar problema em algo mas ao poucos… Vamos pegando as coisas e vemos que não é bicho de 7 cabeças porém, fique sempre atento e não faça nada mais avançado sem consultar alguém mais experiente antes.

Curta nossa fanpage em: www.facebook.com.br/servicoti

Acesse também nosso canal no YouTube: Canal Servti